O Instituto dos Magistrados do Brasil – IMB e o Instituto Justiça e Cidadania, com o apoio do IBAJUD, promoveu no dia 23 agosto de 2019, o 1º Simpósio “A Crise das Empresas: Direito Empresarial em Perspectiva”.

Com a participação dos Ministros Do STJ, Moura Ribeiro e Luiz Felipe Salomão, o evento contou com a participação do Dep. Hugo Leal, relator do PL 10.220/18, do nosso vice-presidente Bruno Rezende que falou das perspectivas do Administrador Judicial moderno, e do nosso coordenador acadêmico Eronides Santos, que expôs sobre Insolvência Transnacional e Rastreamento de Ativos. 

Também participaram do evento a Desembargadora Mônica Di Piero, o Juiz de Direito João de Oliveira Rodrigues Filho, a Juíza de Direito Maria da Penha Nobra Mauro, o Desembargador Carlos Santos de Oliveira, o Juiz de Direito Daniel Carnio Costa, o Juiz de Direito Paulo Assed Estefan, o Juiz de Direito Alexandre de Carvalho Mesquita, o Doutor Pedro F. Teixeira, o Desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, a Doutora Ana Teresa Basílio, o Juiz de Direito Luiz Alberto Carvalho Alves, o Juiz de Direito Paulo Furtado de Oliveira Filho, o Juiz de Direito Luís Geraldo Sant’ana Lanfredi, o Conselheiro do CNJ Henrique Almeida Ávila, o Ministro Presidente do STJ, João Otávio de Noronha, o Presidente do TJRJ, Desembargador Claudio de Mello Tavares e o Presidente do IMB, Desembargador Fábio Dutra.

Os participantes foram convidados a refletir sobre qual deve ser o papel do Poder Judiciário no sistema de recuperação e falência.